Estrutura física básica para Live Streaming

Veja o que você precisa ter de estrutura física simples para ter em sua organização uma sala de webaula e/ou webconferencia.

Muitas empresas e instituições de ensino estão se preparando para fazerem transmissões de reuniões, aulas, palestras e até conferências ao vivo com usando um link de streaming. Mas há muitas que não tem noção de que um investimento pequeno pode trazer grandes resultados.

Pensando nisso, fomos buscar a ajuda de um especialista em infra-estrutura de streaming de vídeo para ver o que ele recomenda e para a nossa surpresa, o investimento é extremamente baixo. Veja abaixo um orçamento que foi feito por este especialista:

orcamento

Claro que os valores podem variar de mercado para mercado e de empresa para empresa, mas este foi feito no início do 2º semestre de 2012 para entidade classista, que depois acabou optando por simplesmente alugar o sistema do especialista. Aliás, tudo depende do que você vai querer: Fazer apenas um evento? Fazer um planejamento para ter sempre eventos ao vivo? Se a segunda opção for a sua realidade, esta estrutura básica pode auxiliá-lo.

Finalmente, a última etapa é contratar uma empresa com um ótimo serviço de streaming. A SoftHost tem 10 anos de mercado e 5 anos de experiência em streaming. Para streaming de vídeo ao vivo utilizamos servidores em data center no Brasil com FMS (flash media server), sem limite de usuários e com suporte à mobile (iPhone, iPad, iPod, Android, Symbia, Xbox, PS3 etc.). Vc pode contratar o serviço durante um mês para um ou mais eventos ou assinar o Plano FMS. Fale com nossa área comercial!

7 Respostas para “Estrutura física básica para Live Streaming”

  • meirevieira says:

    Além dessa infra-estrutura física, o que é necessário para uma Instituição de Ensino Superior fazer para adaptar seu EAD ao sistema de aulas ao vivo pela Internet?

  • @meirevieira, @SoftHost

    Concordo plenamente: “Aliás, tudo depende do que você vai querer: Fazer apenas um evento? Fazer um planejamento para ter sempre eventos ao vivo?”

    Acho que para um sistema chamado “básico” esse valor de mais de 6.000,00 é muito salgado. Acho que deveriamos pensar em 3 niveis de Sistema, proporcionando 3 niveis de qualidade e de valores, dando possibilidades a pensarmos nos varios grupos que podem se interessar por esse tipo de serviço.

  • Antes de eu tentar explicar meu ponto de vista sobre esses 3 pontos, gostaria de comentar que poderemos ter:
    – Professores de EADs procurando fazer Home Studio para ministrar suas aulas, mas esses podem querer qualidade máxima, necessitando equipamento profissional.
    – Enquanto igrejas podem querer transmitir seus cultos/misssas/etc semanalmente, mas não disporem de orçamento, nem infra-estrutura (som de qualidade por exemplo) para realizar streamming.

    Ou seja, não quero vincular Sistema “Básico”, com sistema barato, ou menos profissional. Quem vai definir a qualidade e o custo/benefício do seu suposto Sistema é o seu cliente. (OK @meirevieira?)

  • – “Sistema Básico”.
    01 Camera, 01 Tripe, 01 Placa de Captura, 01 Computador (Desk ou Note), 01 Microfone (sem fio) e o respectivo Kit de Cabos.
    [OK, Daniel são os mesmos itens do orçamento do post, …, vou comentar depois]

    – “Sistema Intermediário”
    02-03 Cameras, 02-03 Tripes, 01 Placa de Captura, 01 Mesa de Corte, 01 Computador Dedicado(Desk ou Note), 01 Mesa de Som (06 a 12 canais), 01-05 Microfones e o respectivo Kit de Cabos.

    – “Sistema Avançado”
    03-08 Cameras, 03-05 Tripes, 01-02 Placas de Captura, 01 Mesa de Corte, 01 Computador (Desk ou Note), 01 Mesa de Som [para ser usada como Sub-Mesa de um Sistema Maior] e o respectivo Kit de Cabos.

    –> OK Daniel entendi, por enquanto você só diferenciou a quantidade de equipamento?
    Não, aumentei a complexidade de operação também. O “Sistema Básico” pode ser montado em casa, ou num evento simples, para apenas 1 pessoa operar. Enquanto os outros níveis terão que ter operadores [capacitados], independentes do tipo de evento ou culto… Mas e os valores?

  • Vamos pensar na nossa lista?

    – Vídeo
    Cameras, Tripe, Mesa de Corte
    – Som
    Microfones, Mesa de Som
    – Informática
    Placa de Captura, Computador
    – Outros
    Kit de Cabos

  • E ai? Cade os valores? Custo Benefício? Qualidade?

    Aqui era o ponto onde queria chegar afinal:
    [não vou comentar equipamentos específicos ou seus respectivos valores, pois os valores são mutáveis, e novas tecnologias são aperfeiçoadas ou inventadas].

    – Imagine aquele “Home Studio” [um Sistema Básico] do Professor com equipamentos para Apple (Mac)? Os valores são estratosféricos, (6500 seria fichinha, aqui chegaríamos a valores entre 15.000 a 18.000 tranquilamente) porem a qualidade também será enorme possibilitando até o “Streamming Full HD” se a internet do cidadão e o servidor que ele utilizar possibilitar esse nível de qualidade.

    – Agora imagine aquela Igreja, que usa aquelas mesas de som 12 canais Ciclotron que so opera sob P10 (não tem interface Canon)? [Sim, existem igrejas com mais de 100 membros e com mais de 20 anos de idade que a sua mesa de som é a mesma comprada a mais de 10 anos quando o sistema de som foi instalado na mesma]

    Pense falarmos de um Sistema com custo de 6.000 de equipamento (fora o site e a mensalidade do servidor de streamming) para operar com apenas 1 camera no referifo culto/missa????

    Neste caso precisaremos de um “Sistema Intermediário” para este caso, assim teremos algumas cameras e poderemos trabalhar com um corte… Mas e os valores e qualidade nesse caso?

    A placa de captura Black Magic de 750,00 será deixada de lado, para uma placa de captura Genérica de menos de 100,00 (mesmo assim teremos 640×480 de captura). As cameras poderão ser Equivalentes da Tekpix (desde que tenham saidas de video RCA), o computador será um notebook i5 com 4Gb de RAM de cerca de 1500….

    Pensando nesse segundo caso, com cerca de 2500 a 3000 poderemos montar um Sistema Intermediário, usando a mesa de som ja disponivel, e melhorando o sistema de som anterior, sei que a qualidade será minima, mas ainda será possivel operar com essa qualidade minima e visando uma futura Evolução de todo o Sistema de Som e Streamming da referida Igreja…

  • AGORA respondendo a pergunta da @meirevieira

    “Além dessa infra-estrutura física, o que é necessário para uma Instituição de Ensino Superior fazer para adaptar seu EAD ao sistema de aulas ao vivo pela Internet?”

    Sua instituição de ensino poderá usar o sistema Moodle ou Ava, para administrar suas aulas a distancia, e dentro desses sistemas dispor de um modulo de aulas ao Vivo.

    Lembrando de para um curso a distancia um “Sistema Básico” serve, mas é interessante o aluno ter de alguma forma, acesso aos Slides (Power Point ou Present) do Professor

Deixe uma Resposta

Você deve se logar para postar um comentário.